Toquinho

: Solo
SITE: www.toquinho.com.br

Antônio Pecci Filho - o Toquinho - nasceu em São Paulo no dia 6 de julho de 1946. Aos 14 anos, sua mãe o encorajou a estudar violão, como forma de relaxar para os exames escolares. Acabou se tornando, mais tarde, uma figura de destaque na galeria dos grandes nomes da música brasileira.

Consciente de que sua destinação era viver para a música e da música viver, Toquinho passou a tocar em festinhas de clubes e colégios. Em pouco tempo integrou-se a um grupo de talentos igualmente emergentes, do qual, entre outros, faziam parte Chico Buarque, Tayguara, Elis Regina, Marcos Valle e o Zimbo Trio.

Em maio de 1969, Toquinho fez um hiato em seus compromissos no Brasil e foi para a Itália, solidário com o amigo Chico Buarque, onde lançou um LP com canções em italiano. De volta ao Brasil, já em 1970, Toquinho lançou seu segundo LP, com destaque de grande sucesso para a música "Que Maravilha", em parceria com Jorge Benjor. A qualidade do violão no disco que gravou na Itália, chamou a atenção do poeta Vinícius de Morais, que convidou Toquinho para acompanhá-lo em uma série de shows em Buenos Aires. Vinícius não podia imaginar, e muito menos Toquinho, que esse encontro geraria uma parceria musical de onze anos de duração. Criaram perto de cem canções, gravaram cerca de trinta LPs. Inauguraram trilhas de novelas e circuitos universitários, saindo pelo Brasil e pelo mundo realizando mais de mil shows.

Alma continuamente efusiva e inserido no cenário universal da música, Toquinho mantém-se aberto a novas criações, sendo Paulinho de Viola e Paulo Cesar Pinheiro seus parceiros mais recentes. Porém, apesar da importância da música e do que ela lhe tem proporcionado, o violão será sempre um coadjuvante, nunca o astro principal da vida de Toquinho, que carrega como uma de suas filosofias não abrir mão de fazer o que quer, ou seja, não renunciar à felicidade, ao contrário, persegui-la sob qualquer condição.

<<

Toquinho :