Planta e Raiz

Downloads

Planta e Raiz

: Planta e Raíz
SITE: www.bandaplantaeraiz.com.br

Já se passaram oito anos desde o começo de uma trajetória que parece não seguir sem a companhia do sucesso. Em 1.998 os primeiros integrantes do Planta & Raiz começaram com suas apresentações discretas e despretensiosas, assistindo a multiplicação de fãs a cada final de semana. Lá no início não tinham idéia das dimensões e projeção que alcançariam.

Esqueça aquele preconceito de que uma banda de reggae precisa necessariamente de letras tendenciosas às apologias. Com influências do musicais jamaicanas, mas não preso a elas, ao ouvir sua música nota-se que o grupo não se atém a nada, exceto à simplicidade e o descompromisso. Assim, bebem em fontes como Bob Marley, Israel Vibration, Peter Tosh, até Santana e Gilberto Gil. E o resultado, diferente nas bandas do estilo, é rico: um reggae acima de tudo original, de apelo romântico e letras positivas, convincentes.Um alto astral.

Com o primeiro CD lançando ainda independente em 2.000, "Que brota da terra" vendeu 15 mil cópias. O segundo lançamento, dois anos depois, seguiu o ritmo da "multiplicação de público" dos shows. "Este é o remédio" vendeu 80 mil Cds. O grupo é formado por; Zeider nos vocais, Samambaia no baixo, Fernandinho na guitarra base, Franja com a guitarra solo, Cuio e sua bateria, Juliano na percussão e Osvaldinho nos teclados. No início de 2004 lançaram o álbum "De cara pro mundo", num momento de maturidade e harmonia entre eles, alcançando a marca total de 165 mil cópias vendidas desde seu início.

Outro diferencial do Planta & Raiz é manter-se fiel às apresentações ao vivo. Sem dúvida é uma banda de palco, que se encontra em totalidade com seu público e na troca dessa energia. E o que chama atenção é esse magnetismo que sempre conquistou uma massa homogênea, fiel e sem idade ou classe social, que encontra nas letras mensagens universais. É verdade que não existem muitos segredos quando se conhece perfeitamente seus ouvintes (e vice-versa), e como direcionar suas mensagens para eles.

Não haveria dificuldades em acertar novamente num álbum convencional. Mas o Planta presenteou seus fãs com o inédito. A gravação de um CD ao vivo - Planta & Raiz Ao Vivo - e um DVD, produzidos por Rick Bonadio, diretor musical e artístico do grupo, e Rodrigo Castanho. Quem nunca assistiu a uma apresentação da banda consegue enxergar perfeitamente a dimensão dessa força -única, vale dizer- dos shows, e ainda com participações incríveis. Rick Bonadio toca sua guitarra na faixa "Pra Poucos"; Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr., divide o vocal com Zeider em "Gueto do Universo", também primeiro single do disco, experimento que aliás terminou numa vibe inesquecível; em um link surpreendente com os anos 80, trouxeram Evandro Mesquita para cantar sua "A dois passos do paraíso" em histórica versão reggae; e tem a presença de Rappin 'n 'Hood na faixa "Jovens". Além do sucessos "Com Certeza" e a consagrada "Vamos Fugir" do Gilberto Gil, entre outras.

<<

Planta e Raiz :