Edgard Scandurra

: Ira!
SITE: www.uol.com.br/ira

Nascido em São Paulo, começou a tocar guitarra com 5 anos de idade, influenciado pelo irmão mais velho, que na época tocava rock'n roll e ouvia os discos dos Beatles , Rolling Stones e logo mais, ouviria também Jimi Hendrix e Led Zeppelin.
Canhoto e auto- didata, desenvolveu uma técnica única tocando com as cordas invertidas ( usando a guitarra de um destro com a mão esquerda ) que o destacou desde o inicio de sua carreira profissional aos 15 anos como um dos grandes guitarristas do Brasil. Formou, então, um grupo de Punk Rock chamado Subúrbio, grupo que foi a origem da grande banda brasileira Ira!, onde ele toca até hoje.
Com participação atuante no cenário da música alternativa, chegou a dividir seu tempo com 4 bandas na década de 80, tocando inclusive bateria no grupo das meninas Mercenárias , grupo punk feminino que deixou saudades em todos que as ouviram.

Gravou 2 discos solos, sendo o primeiro deles como multi-instrumentista, tocando bateria, guitarra, baixo, piano, violino, percussâo, programações eletrônicas e cantando nas faixas do "Amigos Invisíveis".

O segundo, sobre grande influência do Tecno que ouvia dos djs foi chamado de "Benzina". Este disco foi um dos primeiros discos brasileiros a lidar com a música eletrônica e a quebrar o preconceito que havia com o chamado "bate- estaca' em relação ao Rock. Eleito pela crítica especializada por 5 anos consecutivos como o melhor guitarrista do Brasil, Edgard Scandurra gravou 4 discos pelo Ira! e 5 discos com Amaldo Antunes, seu parceiro e grande poeta pop brasileiro.

<<

Edgard Scandurra :