Artistas

Mato Seco

A banda Mato Seco  se formou em 2002, na cidade de São Caetano do Sul, do encontro de 07 grandes amigos de infância. É hoje uma das grandes potências do Reggae Nacional, que vai arrebatando cada vez mais fãs e registrando grandes bilheterias por onde passa em todo o país, tendo participado dos mais importantes eventos do cenário atual: João Rock; Forró da Lua Cheia, Virada Cultural Paulista, Bob Marley Day, Micareta de Feira de Santana, República do Reggae, Encontro das Tribos, Dia do Reggae, Mineiro Beat, Festa de Agosto de São Thomé das Letras, entre muitos outros. Presença constante nos SESCs, um dos maiores shows da banda ocorreu no dia 09 de Julho de 2017, no SESC ITAQUERA, com plateia ultrapassando 20 mil pessoas.

Com mais de uma dúzia de músicas na boca dos fãs, o Mato Seco se destaca pelas letras bem elaboradas ao lado das mensagens positivas com conotações políticas e sociais, objetivando disseminar a filosofia do BEM e da JUSTIÇA.  As músicas Brilho Oculto, Resistência, Tudo Nos é Dado,  Caminho da Luz, e Pedras Pesadas, por exemplo,  são consideradas hinos do reggae brasileiro.

A banda possui 03 CDs de estúdio lançados: Mato Seco, Seco Mas Não Morto, Seco e Ainda Vivo, que podem ser livremente baixados no site da banda

Após duas demos (uma ao vivo e outra em estúdio), a banda lançou seu primeiro disco no início de 2006. Intitulado “Mato Seco”, conta com 12 faixas de autoria própria, sendo 07 delas reedições das já lançadas na demo de estreia da banda, em 2004. O disco conta ainda com uma décima terceira canção instrumental que se segue após a última faixa, com uma belíssima intervenção da Oração atribuída à São Francisco de Assis, como música incidental. O disco foi produzido por Rodrigo Piccolo e Rodrigo Loli no Estúdio Tonelada, em São Paulo, local onde foram feitas todas as gravações em rolo de duas polegadas.

“Seco Mas Não Morto” é o segundo álbum da banda Mato Seco, lançado em 2009. O disco, produzido pela banda e Rodrigo Loli no Tonelada Estúdio em São Paulo traz quatorze faixas, sendo treze autorais e uma refinada reedição do ilustre poeta Chico Buarque. O trabalho de arte visual impecável desenvolvido por Tiago Morya, Daniel Pinheiro e Renan Alves deixa mais evidente ainda a clara evolução artística que acompanha a banda desde a sua criação no ano de 2002.

“Seco e Ainda Vivo” foi produzido pelo gênio jamaicano Errol “Flabba” Holt e possui participações de grandes nomes do reggae como Groundation em Gueto do Mundo, Max Romeo em Like a Lion e Osvaldinho do Acordeon em Farinha Pouca. Gravado no Oppí Espaço Criativo e no Estúdio Base (Sessões de Bateria) Salvador – BA, o álbum foi vencedor da categoria de melhor álbum de reggae do ano de 2013 pelo prêmio Dynamite de Música Independente. Confirmando ser a linha de frente do disco, a música Pedras Pesadas contou com videoclipe lançado pela MTV e também veiculado pela PlayTV e MixTV, no youtube ultrapassa a marca de 1 milhão de visualizações.

A banda vem apresentando destaque em diversas mídias, com apresentações nas Tvs afiliadas das cidades por onde se apresenta. Aqui em São Paulo já esteve na TV Cultura e na Record News. Em Maio de 2016 participou do Programa Superstar da Rede Globo, elevando ainda mais sua projeção.  Já há alguns anos possui forte destaque no programa “Encontro das Tribos” da radio 105 FM.

Além disso a banda tem muita força na internet, está presente em muitas rádios online e tem dois registros no Estudio Showlivre, com quase um milhão de visualizações. O facebook, utilizado pela banda como a principal ferramenta de divulgação dos passos desses “Homens do Mato”, possui uma fanpage com aproximadamente 650 mil fãs. Grande destaque também para o canal do youtube da banda, que arquiva grandes projetos, ultrapassando cinco milhões de acessos.

Em maio de 2014 a banda promoveu o “MARLEY EXPERIENCE”, um tributo gravado e lançado mundialmente com acesso irrestrito pelo YOUTUBE, com 16 músicas de diversos períodos da vida de Marley, incluindo One Love, Natural Mystic, Revolution, e ainda a faixa especial “Redemption Song” escolhida pelos fãs em votação promovida no Facebook da banda.   Com intuito de reproduzir as canções com o máximo de fidelidade sonora, a banda contou com as participações especiais de André Silva (ZR) da banda Nazireu Rupestre nos teclados, Tales “Lion Farmer” da banda Leões de Israel na guitarra,  Talita Cabral e Srta Paola nos backing vocals. A gravação do especial ficou por conta da dupla de direção DOM, formada pelos diretores Gabriel Cupaiolo e Levi Vatavuk. O sucesso e a crítica foram tão positivos que o especial virou SHOW, iniciando a tour #Marley70anos. Com aproximadamente 02 horas de um mergulho por todas as fases do rei do reggae, São Paulo (SP), São Caetano (SP), Campinas (SP), Jundiaí (SP), Rio de Janeiro (RJ), Crato (CE), Porto Alegre (RS), Criciúma (SC) e  Florianópolis (SC)  já receberam esse super show.

Preocupados em fazer o bem, a banda participou de diversos eventos beneficentes para diferentes finalidades, colocando em prática muito daquilo que prega em suas canções, demonstrando que além da música, também tem responsabilidade social.

No dia 11/11/15 a banda Mato Seco lançou mais um single através do seu canal do Youtube em formato de videoclipe gravado em Brasília, chamado VIDA REAL.

Ainda em 2015, no dia 12 de dezembro a banda gravou seu primeiro DVD, na Estância Alto da Serra, intitulado Pronto a Botar Fogo, lançado dia 13/01/17.  O DVD é o primeiro registro audiovisual de um show completo da banda.

Com mais uma parceria enriquecedora, o DVD foi mixado na Casa do Mato, estúdio premiado na conferência da AES  como o melhor estúdio de gravação do Brasil no ano de 2011, por onde já passaram os trabalhos musicais de Ana Carolina, Milton Nascimento, Tim Maia, Barão Vermelho, Lulu Santos, Capital Inicial entre muitos outros, localizado no privilegiado bairro da Gávea, Rio de Janeiro / RJ. E teve como responsável pela engenharia sonora Ronaldo Lima Valentim.
Esse projeto foi idealizado com o objetivo de registrar a energia dos shows ao vivo, a fidelidade e entrega do público e, o principal, enviar a mensagem de paz e consciência que a banda acredita e transmite através de suas músicas.

Como um fechamento da trilogia dos CDs anteriores, o projeto conta com músicas dos álbuns “Mato Seco”, “Seco Mas Não Morto” e “Seco e Ainda Vivo” e ainda apresenta 4 músicas novas.

Em Novembro de 2017 a banda disponibilizou o clipe da música VOU NA FÉ, dirigido por Vras77 em parceria com Anna Julia Bitelli. Gravado em Camburi das Pedras – Ubatuba / SP.

O mais recente trabalho da banda é o EP O que vale mais pra você,o trabalho tem três faixas: O que vale mais pra você, Livra Me e Levante a Cabeça. As duas primeiras são de autoria da banda e foram gravadas no Estúdio Homens do Mato, mixadas no Mosh Studios e masterizadas na Abbey Road, de Londres. A terceira faixa “Levante a Cabeça”é de composição da banda em parceria com Zeider Pires, vocalista da banda Planta e Raiz.

Onde encontrar mais sobre o artista

Instagram YouTube